domingo, 22 de julho de 2012

Metalinguagem de um círculo vicioso


Não há o real e total controle e domínio de atitudes, pensamentos e/ou sentimentos. Seria o mesmo que controlar a percepção de sentido. Sabe aqueles livros de auto-ajuda te ensinando os 5, 7, 10 passos para viver uma vida feliz, conquistar o impossível, transformar um casamento? Quando estiver com frio, faça um favorzinho: queime essas belezinhas e faça uma fogueirinha.

Pode-se pensar “mas que ceticismo, que pessimismo!” Bom, que seja...

Para mim, equilíbrio é um dom, é um presente, um presente divino, não um talento ou atributo advindo de 10 passos aprendidos por um livro. Essas lacunas existentes no ser humano... Esse ser humano que não se cansa de buscar soluções fáceis... Esse ser humano que acredita encontrar essas soluções em um bilhete deixado em sua caixa do correio... Esse ISSO é o problema de filosofar muito e agir pouco. E sabe qual é o problema desse agir? O conceito de atitude.

Ou seja,

é sempre um círculo vicioso: pensa, sente, sente, pensa, critica o pensamento, organiza a ideia, coloca em um papel, sente, pensa, pensa, sente, sente, critica o sentimento, controla o controle, e faz uma aliança eterna.

Agir é isso? É pensar e sentir assim? É esse texto aqui?

Eu hein...


Karol Guedes